Giordano Bruno


Direção: Giuliano Montaldo (1973)


O filme mostra a história do astrônomo, matemático, filósofo e escritor Giordano Bruno, que viveu no final do século XVI, um perí­odo marcado por graves conflitos entre judeus e protestantes e pelo crescimento do humanismo.
Giordano, apesar de ter recebido educação dominicana, discorda das verdades e dogmas da Igreja Católica e abandona a vida clerical, passando a vagar pelo mundo ensinando filosofia e a arte da memória.
Suas teorias chocam-se contra o antropomorfismo e a Santa Trindade, principais dogmas do catolicismo, e sua luta política é voltada para o estabelecimento de uma sociedade pacífica, com a uniãoo entre os cristãos católicos e protestantes. Propunha um “novo homem”, marcado pela liberdade de pensamento e tolerância religiosa. Sua cosmologia interpretava Deus como a alma do universo, presente em tudo e todos, longe da idéia de um ser único e exterior ao homem como defende a igreja. Defendia também a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.

Pelo CINE REBELDE, vc faz o seu pedido pelo nosso e-mail cinerebelde@gmail.com, por apenas R$ 3,50...Peça nosso catálogo completo pelo e-mail, ou baixe pelo DREAMULE...

1 comentários:

Unknown disse...

Bom dia meu
Como poderia comprar o dvd de Giordano Bruno

Aguardo retorno

Grata
Monica

monicazurc@yahoo.com.br

Postar um comentário